sábado, 16 de maio de 2015

Buda obeso?

Sabe aquele Buda gordinho e risonho, que nossas avós tinham em casa, geralmente com oferendas de moedas e arroz? Pois é, ele não é Buda. 
O gordinho seri ao monge Hotei (ou Pu-tai, em chinês), que viveu há mil anos. E não necessariamente ele era mesmo gordinho. Como em tudo o mais na cultura asiática, a representação dele é cheia de simbolismos. A grande barriga pode tanto simbolizar sabedoria (figuras com o hara - centro de equilíbrio - volumoso significam pessoas centradas, equilibradas) como, obviamente, fartura e prosperidade. Ainda é dito que ele seria um bodhisattva que se tornará Maitreya, o Buda do Futuro, que surgirá quando a doutrina do Buda histórico, Sidarta Gautama, estiver esquecida no mundo.


Já o Buda histórico, que deu origem ao budismo e que não é "o Deus dos budistas" - que originalmente não tinham deuses, é representado sempre magro, como seria de fato. Também em suas representações surge forte simbolismo. As orelhas muito alongadas representam sabedoria (de quem ouve mais que fala, que é solidário e ouve o sofrimento alheio). Muitas vezes as orelhas aparecem furadas, simbolizando o passado nobre do príncipe que usava valiosas jóias e abandonou tudo para dedicar-se à vida espiritual. Geralmente, aparece sentado em uma pedra, símbolo de sua vontade e paz inabaláveis. Também aparece com o lótus de mil pétalas no lugar dos cabelos, significando o pleno desenvolvimento do chakra coronário e a perfeita iluminação. 





Aliás, das mais interessantes simbologias eu acho a referente à flor de lótus. O lótus é uma planta que só cresce em áreas alagadas, geralmente no lodo. Suas flores, no entanto, elevam-se acima do lodo e suas folhas tem uma propriedade "autolimpante", pois repelem a sujeira e a água. Suas sementes podem ficar mais de mil anos aguardando as condições oportunas para germinar e a planta tem uma característica única de regular sua temperatura (em torno de 35ºC). Nada mais adequado para representar o progresso no Caminho.