Esta semana morreu Sydney Schanberg, o jornalista que acompanhou a guerra no Camboja e a tomada do poder pelos comunistas do Khmer Vermelho na década de 70. Khmer Vermelho era o partido comunista do Camboja, liderado por um dos maiores filhos da puta que o mundo já viu, Pol Pot.
Da mesma maneira ocorrida em todos os países dominados pelo comunismo, lá também havia um exército de tarados assassinos torturadores que foram responsáveis, na melhor das hipóteses, por quase 2 milhões de mortos. Como bons discípulos de Mao(este, sim, concorrente forte ao posto de maior fdp da humanidade), mudaram a língua, os costumes, doutrinaram crianças desde muito cedo e tornaram-nas assassinas. Muita gente morreu de fome, o estudo era proibido (a menos que fosse da cartilha do partido) e a culpa do atraso do país era, claro, dos países desenvolvidos que exploraram os coitados(acho que já ouvi isso antes). De fato, é dito que a maioria dos professores foi assassinada. Gente instruída é um perigo pra revolução! Embora, claro, os líderes geralmente sejam muito bem educados. Pol Pot estudou em Paris.
Monges budistas foram perseguidos e mortos(60%), e o budismo foi declarado "religião reacionária". Imagens de Buda e templos foram destruídos, depredados ou utilizados como prisões ou depósitos.Um ministro disse "o budismo está morto, agora o terreno está limpo para as fundações de uma cultura revolucionária". Quando o barbudo vagabundo aquele disse que a religião era o ópio do povo, iniciou-se a guerra contra os valores das sociedades. Se os vermelhos seguem pedindo um país laico, mesmo fora da administração pública, não é sem motivo.
Estrangeiros também foram perseguidos e mortos, especialmente vietnamitas. Ocidentais deveriam ser queimados para não deixar evidências de suas execuções. Idosos, crianças e deficientes físicos morriam porque não resistiam aos trabalhos forçados (ou eram executados por não conseguirem trabalhar).
Quando a gente olha pras atrocidades do comunismo, sempre fica a pergunta: por que se fala tão pouco no assunto? De muitas maneiras, o comunismo foi pior que o nazismo. Quanto tempo perdido, quanto prejuízo para um povo esses caras foram capazes de causar? Aqui ao lado, na Venezuela, estamos vendo situação parecida. No Brasil, quanto dessas ações têm sido executadas ou tentadas? Óbvio que não estou pondo no mesmo nível, são coisas muito distintas. Mas os princípios estão aí para quem quiser ver.
Os Gritos do Silêncio é um filme de 1984, narrando a história de Schanberg no Camboja. É um tanto irônico que um liberal(esquerdista) tenha entrado para a história registrando os massacres comunistas. Algumas declarações dele à época mostram a torta lógica esquerdista, através da qual ele atribui a matança aos EUA, por conta da Guerra do Vietnã, quase que inocentando o Khmer Vermelho. Talvez eu venha a pesquisar para descobrir o que mudou no seu pensamento.
Aproveitando que faz parte da minha coleção, e como forma de homenagem, assisti ontem. Abaixo o trailer e algumas fotos reais da obra dos comunistas.
Aproveitando que faz parte da minha coleção, e como forma de homenagem, assisti ontem. Abaixo o trailer e algumas fotos reais da obra dos comunistas.
![]() |
| Crianças do Khmer Vermelho |
![]() |
| Mais crianças |
![]() |
| Corpos encontrados numa prisão |
![]() |
| Campo de trabalhos forçados |
![]() |
| Sydney Schanberg |




