quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Aparência não é tudo

Acho excelente a palestra da Cameron Russel, porque ela aponta problemas evidentes sem cair no discurso da militância anti-racismo. Ela não aponta para malvados culpados pela discriminação, nem para algum tipo de plano maléfico que quer escravizar novamente os negros, nem nada desse tipo. Na verdade, ela nem fala de negros especificamente, fala do óbvio condicionamento criado por questões, creio eu, muito mais mercadológicas que qualquer outra coisa. Alguém investe num determinado padrão que passa a dar dinheiro e....pronto! dali pra frente será mantido o padrão, até que pare de dar dinheiro e "criem" outro que seja rentável. Assim como em outras épocas, há e haverá um determinado "padrão de beleza", assim como há um padrão de comportamento, um padrão de pensamento,etc. Tendo em vista que não somos robôs, acho que todo padrão é contrário à natureza humana. Mas acho também que cabe a nós ampliarmos nossos horizontes, pois é muito fácil pôr a culpa nos meios de comunicação em vez de assumirmos nossa responsabilidade pelo que pensamos. É muito mais fácil culpar a Globo pela baixa qualidade das novelas e por tudo que elas deseducam nossas crianças, que colocar a s crianças para verem outro tipo de programa ou trocaram a tevê por um livro. Sim, o homem é fruto do meio em que vive. Melhor dizendo, também é fruto do meio. Mas como seres dotados de livre arbítrio, podemos escolher, em grande medida, nosso meio. Entre assistir o Faustão, Pânico, um telejornal que só mostra desgraça ou o Big Brother, e assistir um vídeo educativo, conhecer as ideias de um grande pensador ou ler algum clássico da literatura, está a nossa autodeterminação. Eu tenho o poder de escolher. Posso criar o meu padrão. Claro, para isso é preciso que eu entenda o benefício de tais escolhas, assim como é necessária a reflexão (coisa que só o homem é capaz de fazer). Mas estou saindo do ponto e outras questões merecerão psotagens posteriores. Por enquanto, fiquemos com a palestra da super-modelo Cameron Russel(com legendas em português):



Nenhum comentário:

Postar um comentário