sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Bobinhos

Não é o único deste tipo, mas vi o vídeo abaixo no facebook tempos atrás. O que me impressiona é como as pessoas ficam comovidas e aceitam plenamente a motivação do "experimento": mostrar que pessoas que têm mais são egoístas, pessoas que têm menos são solidárias. Eis o vídeo:



Já havia dito que, primeiramente, eu jamais daria minha comida pra um guri todo tatuado, com roupas caras, cheio de acessórios e folgado, que sequer pede licença e já vai dizendo que está com fome e quer um pouco da tua comida. É óbvio que qualquer um percebe que ele poderia comprar a própria comida. 
Em segundo lugar, qual o mérito do mendigo? Ele passa o dia todo fazendo coisa nenhuma, algum desconhecido bobo dá uma pizza inteira pra ele e assim a coisa vai. Aí o mesmo guri folgado pede e ganha a comida daquele que, teoricamente, deveria dividir menos, já que ele mesmo não tem nada. Minha opinião? É muito mais fácil dar aquilo que não te custou nada do que dar algo pelo qual tu trabalhou; é muito mais fácil dar algo que é fácil conseguir (pessoas sempre dão comida) que algo difícil de repor. Gostaria de ver outro vídeo com o mesmo mendigo, mas que alguém pedisse o carrinho de supermercado dele. Aí eu iria ver a solidariedade de verdade (ou não, que é o que imagino).

É fácil notar que há cada vez mais uma corrente de pensamento que mostra o ser humano como algo ruim, perigoso para os animais, para o meio ambiente, perigoso inclusive para outros humanos (estes, seriam quase anjos: solidários, compreensivos, preocupados com tudo e com todos). Procure no facebook vídeos mostrando pessoas fazendo coisas boas e grandiosas e compare com o número de vídeos mostrando gente fazendo coisas ruins. Procure vídeos mostrando que animais são melhores que pessoas (e atribuindo aos animais qualidades - incoerência máxima - características dos seres humanos). Enfim, acho isso tudo muito bobo. E acho que grande parte das pessoas que divulgam tais ideias são bem diferentes da imagem que querem passar. 
Eis que o folgado tatuado do vídeo é um tal de Sam Pepper. Vive dos vídeos de mau gosto que faz para o youtube: pegadinhas idiotas, abuso de mulheres (beijando à força, passando a mão na bunda, pegando na mão das mulheres quando elas estão com os namorados, algemando ou laçando para condicionar a soltura a um beijo na boca), brincadeiras ao estilo Jack Ass. No momento, o guri bunda-mole está respondendo a acusações de assédio e violência sexual. Imagino que ele não fez nenhum vídeo sobre o assunto...

Concluindo? Há uma ingenuidade enorme no ar, fruto da falta de reflexão cada vez maior que me parece ter tomado conta especialmente da internet. Qualquer um faz circular uma ideia aparentemente bacana, que acaba virando uma verdade. As pessoas não pensam sobre a questão, não buscam informações pra confirmar a veracidade dos fatos, não procuram saber quem é o mensageiro. Mas compartilham imediatamente; só custa um clique.

Te liga, bico de luz. Na próxima vez que assistir ao vídeo e ficar emocionado, lembre que o guri com auréola de anjinho poderia estar agarrando tua irmã à força. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário