segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O Buk já sabia

A primeira vez que li Bukowski, odiei. Era A Mulher Mais Linda da Cidade. Eu era muito novo e, definitivamente, não é o livro mais indicado pra começar Bukowski. A menos que tu seja tão maluco quanto ele.

Sempre detestei os revoltadinhos que se acham 'OS' fãs de Bukowski. Sempre me pareceu que eles só querem encontrar uma boa desculpa pra viverem chapados, bêbados ou pra posarem de 'malditos'. Em geral, têm a profundidade de uma bacia. São os outsiders mais inside que já vi.
Sim, o velho safado era bem maluco, bêbado inveterado e totalmente à margem (mentira, nem ele acreditava nisso - mas chegava perto).

Todo esse blá-blá-blá pra dizer que o Buk era foda, escrevia muito, falava de muita coisa importante e era, com toda sua coleção de defeitos, um cara com coração. E que, arrumando meus livros, parei pra ler um pouco e achei essa pérola. É um trechinho de Um bate-papo tranquilo, que faz parte do Fabulário geral do delírio cotidiano.
Como se vê, nada mudou:

****************************************************************

-você fala como um autêntico reacionário.
-não tenho partido, sou mero observador.
-ainda bem que nem todos seguem o teu exemplo, senão não ia se chegar a parte alguma.
-e aonde foi que chegamos?
-ué, e pensa que eu sei?
-eu também não. só sei que há uma porção de revolucionários por aí que são umas verdadeiras bestas e, o que é pior, CHATOS, mas chatos a mais não poder. cara, eu não quero dizer que não se deve ajudar os pobres, educar quem nunca teve instrução, hospitalizar quem vive doente e por aí afora. o que eu quero dizer é que a gente está tratando esses revolucionários como se fossem santos, quando têm muitos que não passam de pobres-diabos, com problemas de espinha na pele, abandonados pelas mulheres e com essa porra de simbolozinhos da Paz pendurados por uma corda no pescoço. há vários que são meros oportunistas e que fariam melhor em ir trabalhar na Fábrica Ford. se é que conseguiriam pistolão pra entrar lá. não quero saber de mudar de governo e ir de mal a pior - que é o que se tem feito em cada eleição.
- ainda acho que uma revolução iria acabar com muita bandalheira que existe por aí
- ganhando ou perdendo, vai acabar mesmo. e com uma porção de coisas boas e ruins. a história da humanidade é muito lenta. eu, por mim, prefiro assistir de camarote.
-pra poder observar melhor lá de cima.
-exatamente. toma outra cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário